-A A +A
Alegre - ES

Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

  • Ainda não dispõe.

Nucleação:

Os docentes do PPEQ participam de diversos projetos de cooperação científica envolvendo instituições brasileiras. Estas parcerias tem sido extremamente produtivas, principalmente devido à possibilidade de compartilhamento de infraestrutura. Alguns trabalhos já foram publicados, frutos das parcerias que o PPEQ tem estimulado, uma vez que um objetivos desta proposta é a proposição de parcerias com outros programas de pós-graduação. Abaixo listam-se os dois grupos atuantes.

  • PPEQ/UFES – PPGMC/UERJ: em 2016, foi iniciada a colaboração com o grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do IPRJ-UERJ. Essa colaboração tem permitido o estreitamento da relação entre a linha de pesquisa MOAP com o Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia (LEMec). Houve a realização de seminários, participação em bancas de defesa, bem como a submissão de artigos em congresso e a escrita de dois capítulos de livros para publicação em 2017.

  • Nucleação de um grupo de pesquisa na UFRRJ, composta por alunos de IC e TCC orientados pela profa. Simone P. T. Borges, contando também com a colaboração do prof. Luiz Antônio Borges Jr., cujos temas de projetos são sobre aproveitamento de resíduos para produção de cerâmica. Este tema está alinhado aos projetos em andamento da profa. no PPEQ. Neste contexto, alguns alunos e professores do PPEQ tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da UFRRJ, assim como algumas atividades de IC da UFRRJ puderam ser realizadas no laboratório LEQ 2 do CCAE.

Visibilidade:

Desde a sua implantação, o PPEQ mantém uma página eletrônica que está no endereço www4.engenhariaquimica.alegre.UFES.br/pos-graduacao/PPEQ. Esta página apresenta todas as informações importantes deste programa e que promove uma efetiva visualização do PPEQ na comunidade. As informações se encontram bem organizadas e com acesso amigável.

Nesta “homepage” é possível obter informações sobre: abertura de editais de seleção, resultados das seleções; documentos importantes (inclusive Regimento Interno e critérios de credenciamento e descredenciamento de docente); horário de disciplinas; listagem dos docentes e discentes; dissertações defendidas, telefones de contato; entre outras informações.

Além disso, os documentos e resultados ficam também impressos e fixados nos murais do PPEQ. Por fim, o PPEQ possui uma página no “Facebook”, o que também amplia a sua visibilidade (www.facebook.com/pages/PPEQ-UFES/654514594580504).

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000