-A A +A
Alegre - ES

Atividades complementares

As atividades realizadas como Estágio Obrigatório não poderão ser contabilizadas como Atividades Complementares.

A matrícula ou aproveitamento de disciplinas eletivas como Atividades Complementares cursadas na UFES ou em outra instituição, deverá ser solicitada ao Colegiado do Curso, respeitando a resolução 57/2000. A contagem de carga horária será estabelecida pelo Colegiado, de acordo com a relevância da disciplina para o Curso.

Outras atividades não previstas nos itens anteriores relativas a quaisquer atividades, acadêmicas ou não, serão encaminhadas para o respectivo colegiado de curso para análise.

O responsável pela coordenação de atividades complementares atribuirá valor a cada atividade, para que possa ser incluída no Histórico do aluno.

A Tab. AIII.1 apresenta uma relação entre as Atividades Complementares e suas respectivas cargas horárias. A descrição das atividades complementares contempladas na Tab. AIII1 é:

1.    Artigo completo publicado ou artigo aceito para publicação em periódicos classificados como A1 ou A2 pela CAPES na área de Engenharia II.

2.    Artigo completo publicado ou artigo aceito para publicação em periódicos classificados como B1 ou B2 pela CAPES na área de Engenharia II.

3.    Artigo completo publicado ou artigo aceito para publicação em periódicos classificados como B3, B4, B5 ou C pela CAPES na área de Engenharia II.

4.    Artigo completo publicado ou artigo aceito para publicação em periódicos classificados pela CAPES na área de Engenharia II.

5.    Artigo completo publicado ou artigo aceito para publicação em periódicos na área de Engenharia II.

6.    Artigo de divulgação: Artigo aceito para publicação ou publicado em revistas de divulgação, boletins técnicos, jornais, etc.

7.    Artigo publicado na Internet: Artigo aceito para publicação ou publicado em sites especializados.

8.    Desenvolvimento de Software Registrado: Elaboração de programas computacionais com orientação e comprovação de registro.

9.    Elaboração de homepage institucional: Elaboração de página da internet, para a instituição de origem ou não, com registro.

10.  Atualização de homepage institucional: Manutenção de página da internet, para a instituição de origem ou não, com registro.

11.  Estágio Extracurricular: Acompanhamento, supervisionado ou não, em atividades de rotina ligadas à área do Curso. A atribuição de carga horária será contabilizada a cada cinco horas de atividade.

12.  Iniciação científica -  (cada semestre): Elaboração de estudos de iniciação científica, na área do curso de graduação respectivo, de autoria individual comprovada e sob orientação de docente.

13.  Iniciação tecnológica (cada semestre): Elaboração de estudos de iniciação tecnológica, na área do curso de graduação respectivo, de autoria individual comprovada e sob orientação de docente.

14.  Iniciação científica - PIVIC (cada semestre): Elaboração de estudos de iniciação científica, na área do curso de graduação respectivo, de autoria individual comprovada e sob orientação de docente.

15.  Monitoria de disciplina (cada semestre): Exercício, com proficiência, da função de monitor em disciplina do curso de graduação respectivo, sob orientação de docente.

16.  Monitoria PIC-Jr (cada semestre): Exercício, com proficiência, da função de monitor em Projeto de Iniciação Científica Júnior na área do curso de graduação respectivo, sob orientação de docente.

17.  Organização de ações sociais: Participação efetiva na organização de campanhas e outras atividades de caráter social.

18.  Organização de atividades culturais: Participação efetiva na organização de eventos e outras atividades de caráter cultural.

19.  Organização de eventos: Participação efetiva na organização de eventos de caráter técnico-científico.

20.  Participação em atividades culturais: Participação efetiva em eventos e outras atividades de caráter cultural. A atribuição de carga horária será contabilizada a cada 60 horas de atividades comprovadas.

21.  Participação em cursos - Presencial: Participação efetiva em cursos presenciais. A atribuição de carga horária será contabilizada a cada oito horas de curso, com comprovação de presença. Cursos de língua estrangeira e informática serão considerados como área afim.

22.  Participação em cursos - não presencial: Participação efetiva em cursos não presenciais. A atribuição de carga horária será contabilizada a cada 20 horas de curso. Cursos de língua estrangeira e informática serão considerados como área afim.

23.  Participação em eventos (moderador): Participação efetiva como moderador ou debatedor de palestras, mesas redondas, ou outros eventos.

24.  Participação em eventos (ouvinte): Participação efetiva em congressos, seminários, workshops, semanas acadêmicas, palestras, mesas redondas, exposições ou outros eventos, com duração mínima de quatro horas.

25.  Participação em eventos (palestrante): Participação efetiva como palestrante principal ou colaborador em congressos, seminários, workshops, semanas acadêmicas, palestras, mesas redondas, exposições, leilões ou outros eventos.

26.  Participação em Projetos de Ensino (inclusive publicações didáticas): Participação em projetos de ensino institucional ou de iniciativa docente, devidamente comprovada por declaração do órgão ou professor responsável, constando a carga horária efetiva cumprida pelo aluno, exceto as atividades exigidas como disciplinas curriculares.

27.  Participação em Projetos de Pesquisa: Participação em trabalhos de pesquisa, sob orientação de docente, exceto as atividades exigidas como disciplinas curriculares.

28.  Participação em Projetos ou Serviços de Extensão: Participação em trabalhos de extensão, sob orientação de docente, exceto as atividades exigidas como disciplinas curriculares.

29.  Participação voluntária em ações sociais (cada semestre): Participação efetiva em campanhas e outras atividades de caráter social.

30.  Representação em órgãos colegiados: Participação como representantes de Colegiado de Curso, Departamentos, Conselho Departamental, CEPE e outras comissões institucionais. A atribuição de carga horária será contabilizada a cada semestre de participação efetiva.

31.  Representação Estudantil (CA, DA e Empresa Júnior): Participação como representantes de Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico e Empresa Júnior. A atribuição de carga horária será contabilizada a cada semestre de participação efetiva.

32.  Resumo apresentado em evento: Apresentação em pôster ou oral de resumo simples em eventos técnico-científicos.

33.  Resumo expandido apresentado em evento: Apresentação em pôster ou oral de resumo expandido em eventos técnico-científicos.

34.  Resumo expandido publicado em evento: Publicação impressa ou digital de resumo expandido em Anais de eventos técnico-científicos.

35.  Resumo publicado em evento: Publicação impressa ou digital de resumo simples em Anais de eventos técnico-científicos.

36.  Trabalho completo apresentado em evento: Apresentação em pôster ou oral de trabalho completo em Anais de eventos técnico-científicos.

37.  Trabalho completo publicado em evento: Publicação impressa ou digital de trabalho completo em Anais de eventos técnico-científicos.

38.  Registro de Patente: Patente registrada, na área do curso de graduação respectivo, de autoria comprovada e sob orientação de docente.

39.  Divulgação do curso, científica e tecnológica: Participação efetiva comprovada em ações institucionais de divulgação do curso de graduação respectivo.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000